Oi, colibris!
Por aqui ainda não contei muito sobre mim, e enquanto planejava conteúdos para cá decidi fazer uma série sobre mulheres que me inspiram e por que não começar comigo mesma? (Já que a gente precisa se valorizar e amar primeiro)
Pois bem…
Eu me chamo Yasmin e quando criança, assim como qualquer outra, eu imaginava seguir inúmeras profissões, uma à cada novo dia, até ser arrebatada por um desfile. Não me recordo ao certo a minha idade, mas lembro de estar uma tarde sozinha na sala de tv em casa zapeando os canais até parar em um em que passava a cobertura do São Paulo Fashion Week e fui fortemente atraída pelas roupas no desfile do Alexandre Herchcovitch (que logo após se tornaria meu estilista brasileiro favorito) e assisti toda a programação desse dia de semana de moda. Logo após, eu que já amava me vestir e es5colher meus próprios looks desde bem pequena, segundo minha mãe, comecei a me interessar por desenhá-los. Assim decidi que seria estilista.
Por muitos anos após esse momento eu carreguei o desejo e o sonho de fazer faculdade de moda, pesquisei instituições que proporcionavam o curso em diferentes estados e quando chegava mais próximo de terminar o ensino médio comecei a planejar o que fazer e como me mudar. No meu último ano de escola o curso foi inaugurado na minha cidade e ao me formar fui rapidamente prestar o vestibular e passei em primeiro lugar. As coisas foram correndo um pouco a favor e um tanto contra também até que consegui uma bolsa pelo prouni para realizar a tão sonhada faculdade.
Esforcei-me ao máximo para participar de tudo e estar imersa nesse mundo da moda que eu havia escolhido. Fui à eventos na cidade e em outras próximas também. Participei de cursos, congressos e palestras, assisti desfiles e trabalhei em tantos outros para me dedicar totalmente à profissão e chegar ao objetivo de ter a própria marca. Finalizei o curso com louvor, decidindo seguir o ramo dos acessórios, desenvolvendo uma linda coleção de bolsas em couro e colares em acrílico e metal.
Com todo o foco em ter a minha empresa, me dediquei em estudar o mercado ao redor e como poderia mostrar o meu trabalho, que até então era apenas uma coleção e não tinha nome para a marca. Confiando nos propósitos celestes acabei por decidir o nome EFFATA para a minha nova grife de bolsas em couro upcycling. Criei um perfil no Instagram e no Facebook, fiz fotos sozinha, usando o que tinha ao redor disponível e comecei a divulgar para conhecidos até realizar a primeira venda, levando à um primeiro ano de vendas dessa coleção de uma maneira cujo a qual não esperava.


Foi muito difícil conquistar um público na cidade em que moro, principalmente nas redes sociais, mas não desisti. Desanimei inúmeras vezes no percurso, mas sempre fui reanimada pela incrível rede de mulheres que tive (e tenho) me dando suporte e por muitas vezes comprando quando eu não tinha vendido nada. Nos momentos mais difíceis também me apeguei à fé, e sigo me segurando nisso, pois creio ser necessário para seguir o caminho com mais força e tranquilidade.
Através das redes sociais fui convidada à participar da primeira feira com a EFFATA e isso abriu ainda mais portas para outros eventos que me motivaram a seguir assim. Dias corridos de organizar produtos, procurar decorações para stands, fazer malas e viajar para as feiras, não me alimentar bem e tentar fazer boas vendas. Nesses cinco anos de marca, esse seria o mais movimentado até a chegada da pandemia.


Nesse momento tudo virou de cabeça para baixo, ao contrário de algumas outras empresas que nasceram e se destacaram nesse período, por aqui tivemos baixas e muitas dúvidas sobre continuar, mas lá estava a fé é minha rede de mulheres e o meu companheiro me ajudando a prosseguir.Agora estou aqui, mais certa e mais foçada do que nunca, seguindo meu sonho de criança e fazendo acontecer do melhor jeito que posso, com uma ótima equipe ao meu lado, fazendo essa marca crescer e se destacar nesse mundo.

Espero que isso tenha inspirado vocês em qualquer que seja a área da sua vida que esteja precisando. E qualquer coisa estou aqui para fazer parte da rede de mulheres que te reanima, é só me chamar.
“Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade porque Ele tem cuidado de vocês “